AUTO GENERAT

terça-feira, 19 de março de 2013




                

                Há  perigo nos elogios

Todos temos objetivos na nossa vida. Além de objetivos, trazemos em nosso caráter as marcas da formação que recebemos, e também marcas genéticas. Os pais, ao olharem o comportamento dos filhos, costumam dizer: puxou a avó, o avô ou algum parente mais próximo.



 Temos uma outra marca em nós que está presente em quase todos os humanos. É o gosto por elogios. Já viram como os pais falam com orgulho das medalhas dos filhos? Sabendo disso, os professores criam tudo quanto é tipo de prêmios. É medalha de consolo para tudo o que existe.
Muitos dos cidadãos dos dias de Jesus costumavam agir em função da fama perante seus contemporâneos. Oravam nas esquinas. Sempre estavam prontos para um discurso. Você deve conhecer alguém que, num grupo de pessoas, sempre fala de modo professoral. Tais pessoas ficam imaginando o que os outros comentarão depois que saírem.
Jesus aproveita para avisar que aos seus discípulos acontecerá o contrário. Ao invés de falarem bem deles, falarão mal. Além desse, ainda há outro aviso. É perigoso se falarem bem, pois os profetas do passado que receberam elogios eram falsos. Há exceções. Vez por outra, um não cristão fala bem de um cristão por causa do seu bom procedimento, mas não é a regra. Não fique sempre esperando elogios. É perigoso. Talvez falem bem porque sua postura não lhe molesta a consciência. Esse aviso Jesus deu aos seus discípulos porque os juízos humanos são passíveis de erro. Ás vezes há hipocrisia no elogio. Eles podem nos levar ao orgulho.









Um comentário: